Cada vez mais se fala sobre o empreendedorismo como uma alternativa significativa no mundo dos negócios frente à realidade do mundo do trabalho. Ele encontra-se muito presente nos discursos e nas práticas de pessoas que se aventuram na arte de empreender.
Mas o que significa efetivamente empreender?
Que características pessoais são compatíveis com esta forma de negócio?
Como colocar em prática um aspiração profissional que se tenha?
Ter o próprio negócio é o um dos principais sonhos da população brasileira, de acordo com a pesquisa desenvolvida pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) Brasil 2015, estando atrás apenas do desejo de ter um lar e de viajar. Empreender, muitas vezes, é uma atitude que vai além de constituir uma empresa. É quase uma atitude frente a novas situações. Criar algo novo, tentar, realizar, pôr em prática algo que se planeja, algum sonho ou meta.
É importante, entretanto que se reconheça que empreender exige um esforço pessoal em termos de habilidades e atitudes a serem expressas, assim como uma leitura de oportunidades no contexto social e econômico. Embora muitas pessoas acreditem que já se nasce com um espírito empreendedor, essa visão é extremamente equivocada. O perfil de uma pessoa que tem espírito empreendedor vai sendo construído ao longo de sua vida através de experiências que podem favorecer ou não estas características.
Se você deseja criar algo novo ou colocar em prática um sonho antigo vai precisar romper um primeiro obstáculo, que é o medo de errar, de lidar com o novo e até mesmo com o inesperado. Ser uma pessoa motivada para a auto realização, ter iniciativa, exigência de qualidade e eficiência, persistência, comprometimento, estar atualizado e ser capaz de tomar decisões pautadas no estabelecimento de metas, são algumas das características comuns a pessoas que se mostram como empreendedoras.
Um outro aspecto importante para quem deseja empreender é buscar informações e conhecimento. É muito difícil você conseguir se destacar e levar um projeto adiante sem antes se preparar e estar instrumentalizado e muito bem informado a respeito do próprio negócio bem como do mercado no qual se deseja explorar. Ser independente e ter autoconfiança podem auxiliar de maneira expressiva neste processo.
E já que estamos nos aproximando de um período de finalização de ano, momento em que se avalia o caminho percorrido e se planejam ações para o novo ano que inicia, parece o período ideal para se avaliar, colocar metas e planejar as ações para se atingir tais objetivos. Para tanto, uma certa dose de coragem e confiança podem auxiliar ainda mais neste percurso.